Soft-Starters são chaves de partida estática, destinadas à aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos. O controle da tensão aplicada ao motor, mediante o ajuste do ângulo de disparo dos tiristores, permite obter partidas e paradas suaves.
Por que Optar por uma Soft-Starter?
A decisão entre um inversor ou uma soft-starter vai depender do tipo de aplicação, dos requisitos do sistema mecânico e dos custos (tanto de instalação quanto de manutenção do sistema).
Soft Starter (Partida Suave)
■ Controla a tensão e/ou corrente durante a partida e/ou parada
■ Não controla velocidade da carga (rotação) durante o processo
Soft-starters geralmente são a opção mais econômica para aplicações que necessitem de partida suave. A função principal das soft-starters é proteger o motor e a carga contra choques de conjugado (solavancos), através do controle da tensão aplicada ao motor, o que consequentemente reduz a corrente de partida e possibilita acelerar a carga de forma gradual até alcançar a rotação nominal.
Já os inversores, além da partida e parada, atuam também controlando a velocidade e torque do motor em regime permanente.
Benefícios do Uso de Soft-Starter
Para Rede de Alimentação
■ Limitação dos picos de corrente
■ Limitação das quedas de tensão
■ Otimização da instalação (contatores, cabos, transformador, etc.)
■ Maior controle da demanda da instalação
Para o Motor Elétrico
■ Proteção eletrônica integral (Sobrecarga, subcorrente, sobrecorrente, falta de fase, sequência de fase invertida, etc.)
■ Maior segurança contra queima
■ Aumento da vida útil
■ Maior durabilidade do isolamento do motor
■ Redução de picos de corrente no bobinado
Para Carga/Máquina
■ Elimina choques mecânicos
■ Redução acentuada de esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão
■ Minimiza o Golpe de Aríete em sistemas de bombeamento
Aplicações
Soft-starters podem ser utilizadas em aplicações onde seja necessário:
■ Rampa suave de aceleração e controle de torque na partida ou parada
■ Limitar a corrente de partida de motores a fim de evitar problemas de rede, como queda de tensão
■ Partida suave para evitar choques mecânicos na carga
■ Evitar picos de pressão ou Golpe de Aríete na tubulação, devido a mudança rápida de velocidade do fluido
Visão Geral da Linha de Soft-Starters WEG
A SSW05 é a mais compacta das chaves de partida estática WEG, com controle de duas fases do motor e bypass incorporado. Destinada para acionamento de cargas leves.
As soft-starters SSW07 e SSW08 são equipadas com as mesmas funcionalidades, sendo que a SSW07 possui controle das três fases do motor e é recomendada para acionamento de cargas pesadas, enquanto a SSW08 possui controle de duas fases do motor e é recomendada para cargas leves a moderadas. Ambas possuem bypass incorporado.
A linha SSW900 é a mais completa e robusta, utilizada em aplicações que demandam grande capacidade de sobrecarga. Possui controle das três fases e bypass interno, além de realizar controle de torque do motor.
Permite ainda a customização da aplicação através do recurso SoftPLC, que substitui um CLP de pequeno porte.
Observações:
Essa matéria é apenas orientativa. Como qualquer regra prática, a mesma traz um risco intrínseco em sua tentativa de generalizar o comportamento de uma Soft-Starter, portanto, quem aplica a regra precisa estar apto a identificar situações potencialmente problemáticas e que necessitem de uma análise mais aprofundada.
Fonte: weg.net
Comentarios