top of page

3 Curiosidades sobre Motores Elétricos


Os motores elétricos são máquinas elétricas que possuem como característica transformar energia elétrica em energia mecânica. Para quem é especialista em motores algumas coisas podem parecer óbvias, mas os motores elétricos guardam algumas curiosidades que são bem interessantes.


1.Você sabe quais são os tipos de motores elétricos? São muitos os tipos de motores elétricos, e podemos separá-los basicamente em três grandes grupos que são os motores de corrente contínua (CC), motores de corrente alternada (CA) e os motores universais. Desses três grandes grupos, os motores CA são os mais utilizados devido ao baixo custo em manutenção, montagem, fabricação e simplicidade.


2.Você sabia que cada motor fabricado exige cálculos bastante precisos? Antes de um motor ser fabricado, é necessário definir diversas características para que ele atenda de maneira eficiente a necessidade da aplicação. Depois de definir tudo com o cliente, é preciso realizar diversos cálculos elétricos e mecânicos para garantir a qualidade, robustez e eficiência do motor para então produzi-lo.


3.Você sabia que motores elétricos estão entre alguns dos grandes consumidores de energia da indústria? Os motores exigem uma grande demanda de energia para funcionarem. A Eletrobrás estima que a indústria consuma 42% de toda a energia elétrica produzida no País. E boa parte deste número, 70%, é consumida apenas pelos motores elétricos. Por esse motivo temos no Brasil a Portaria Interministerial nº 01 de 29 de junho de 2017, que estabelece o nível mínimo de eficiência em motores elétricos em IR3.


Fonte: https://www.weg.net/


544 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page