top of page

Raios e trovões. Como proteger os equipamentos elétricos?

Atualizado: 17 de jun. de 2021


Apesar de muitas pessoas pensarem que a queima de equipamentos domésticos durante a queda de raios é uma ideia antiquada ou mito, é preciso saber que esse risco realmente existe!


Se um raio atingir a rede elétrica nos arredores de onde você mora, pode ser que ele percorra a fiação até a sua residência. Caso não haja nenhuma proteção, o surto elétrico pode queimar os aparelhos ligados na tomada.


O verão é o período do ano com maiores índices de interrupção de energia, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento das chuvas e, por consequência, dos raios e descargas elétricas, aliado ao crescimento do consumo devido ao calor, acabam por tornar mais frequentes as quedas de energia.


Como consequência de tempestades de verão, a rede elétrica pode sofrer oscilações e até blackouts completos, provocando falhas no fornecimento de energia que contribuem para uma diminuição da vida útil e/ou a queima de aparelhos eletrônicos.


Retire os aparelhos da tomada quando houver queda de raios


Essa é a solução mais simples contra a queima de equipamentos durante uma tempestade. Se você perceber a ocorrência de relâmpagos e não souber se a sua casa ou apartamento tem algum tipo de proteção elétrica contra raios, retirar os eletrônicos da tomada é a melhor opção.


Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe.


Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica. Por isso, nesses casos, lembre-se de desconectar aparelhos como o telefone fixo, o modem e o decodificador do sinal de TV dessas linhas.


Instale dispositivo de proteção contra surtos (DPS) de uso geral


Os DPSs são equipamentos que visam proteger a sua rede elétrica e os eletroeletrônicos contra variações de tensão e raios. Eles detectam a anomalia na rede e desviam esse pulso para que seja descarregado por meio do sistema de aterramento. Por isso, se você investir nessa categoria de proteção, não há a necessidade de retirar seus aparelhos da tomada durante uma tempestade.


Os DPSs de uso geral devem ser instalados no quadro de distribuição da casa e têm o aspecto parecido com o de um disjuntor. O número necessário de DPSs varia de residência para residência, então é essencial que você entre em contato com um eletricista para fazer uma instalação adequada e segura.


Dicas gerais durante tempestades


Os raios são rápidos (duram menos de um segundo) e têm descarga elétrica duas mil vezes maior do que a carga de energia que circula nas tomadas. Dito isso, veja dicas da Light (Rio de Janeiro) de como se proteger de raios dentro de casa, podem ajudar.


Não use chuveiro ou torneira elétrica;

Evite contato com qualquer objetos metálicos ou que possua estrutura metálica: fogões, geladeiras, torneiras, canos, chapinha e secador;

Evite ligar aparelhos e motores elétricos. Eles podem queimar;

Afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone com fio;

Desconecte das tomadas todos os aparelhos eletrônicos;

Desligue antenas que estejam conectadas a TVs e rádios.


Conheça o Estabilizador Nobreak Weg Personal 700va Bivolt

O nobreak interativo Personal é um equipamento destinado a eliminar as impurezas e as irregularidades presentes nas redes de energia elétrica, servindo de proteção contra distúrbios elétricos e também como fonte alternativa de energia por ocasião de uma falha ou blecaute no fornecimento de energia. Picos, surtos de tensão e faltas eminentes de energia podem vir a corromper dados, destruir arquivos que não foram salvos e, em algumas situações, danificar o próprio hardware.


O nobreak Personal provê energia regulada e de qualidade aos seus equipamentos, ao mesmo tempo em que os protege dos frequentes distúrbios presentes nas redes de energia elétrica.



Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Telefone: (11) 2603-9090 | (11) 2076-9292 | Celular (11) 94755-2389





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page