top of page

O que é eficiência energética?

Eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou fazer o mesmo serviço com menos energia.



A energia elétrica é usada em dispositivos simples, como lâmpadas, ou em sistemas mais complexos que desligam outros equipamentos (geladeira, automóvel ou uma fábrica).


Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é desperdiçada durante esse processo. Por exemplo: uma lâmpada transforma a eletricidade em luz e calor.


Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.


Outra fonte de desperdício seria o uso inadequado dos equipamentos e sistemas. Uma luz acesa em uma sala vazia é um desperdício, pois a luz não está servindo ao seu propósito de iluminação. Outro exemplo é um carro parado em um engarrafamento, ele está usando mais energia do que a necessária por conta do tempo que fica parado no congestionamento.


Eficiência energética significa fazer mais com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Ou seja, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou fazer o mesmo serviço com menos energia. Melhorando o uso das fontes de energia.


A adoção de soluções eficientemente energéticas é imprescindível, por exemplo, trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais econômicas, procurar utilizar aparelhos desenvolvidos com alta eficiência, entre outros.




Eficiência Energética Industrial


O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e 70% da energia utilizada na indústria, é consumida por motores elétricos. Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553, que estabelece níveis mínimos de rendimentos para máquinas e equipamentos.


Em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3. Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento. Além do IR2 e IR3 exigidos pela lei, a WEG disponibiliza as linhas IR4 Super Premium e IR5 Ultra Premium que superam os valores de norma.



Soluções Weg





Pensando nisso, a Weg desenvolveu soluções de Eficiência Energética para diversas aplicações industriais. São combinações de produtos de alta eficiência com o objetivo de reduzir o consumo de energia e otimizar processos industriais.


A solução consiste na aplicação do motor de alta eficiência com inversor, para controle da vazão e/ou pressão, que corretamente dimensionados propiciam uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica. Essa solução conta com o acesso a um software exclusivo WEG, que dispensa o uso de controladores e PLC’s fazendo o controle direto pelo inversor de frequência, mais eficiente que o sistema liga/desliga.


O diferencial desta solução, além da economia de energia, é a expressiva redução nos custos com manutenção, uma vez que dispensa as frequentes manutenções preventivas e corretivas, além dos altos custos nas reparações quando substitui os motores de corrente contínua.


As principais aplicações dessa solução são:


- Sistemas de Bombeamento

- Armazenagem de Grãos

- Torre de Resfriamento

- Unidades Hidráulicas

- Extrusoras de plástico

- Filtro de mangas


Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page