top of page

Eficiência energética agora é lei, motor IR3 é o novo padrão de mercado

Atualizado: 17 de jun. de 2021

A partir de 30 de agosto de 2019, o Brasil tem um novo índice de rendimento mínimo dos motores elétricos: o novo padrão de mercado é o IR3, que garante maior eficiência, economia e competitividade para a indústria nacional.



LEI DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PORTARIA MME/MCT/MDIC Nº 553 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2005.

A Portaria Interministerial N° 553 estabelece os níveis máximos de consumo específico de energia, ou os níveis mínimos de eficiência energética para motores elétricos trifásicos de indução com rotor gaiola de esquilo. No dia 12 de dezembro de 2009 entrou em vigor a Portaria n.º 553, implicando na obrigatoriedade do atendimento dos novos níveis de rendimentos estabelecidos para motores elétricos trifásicos de 1 a 250 cv. Além da mudança técnica no produto, é importante observar os desdobramentos de datas e prazos que foram definidos nesta nova legislação. A partir de 12 de dezembro de 2009 não é mais permitida a fabricação no país ou a importação de máquinas motrizes de uso final, cujos motores elétricos não atendam aos novos níveis de rendimentos especificados na Portaria acima.

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 29 DE JUNHO DE 2017.

A Portaria Interministerial N° 1 estabelece os níveis mínimos de eficiência energética a serem atendidos pelos Motores Elétricos Trifásicos de Indução Rotor Gaiola de Esquilo em IR3, válido para todos os motores comercializados, sejam novos ou usados. A partir de agosto de 2019 estará em vigor a nova lei, implicando na obrigatoriedade do atendimento dos novos níveis de rendimentos estabelecidos para motores elétricos trifásicos, incluindo a faixa de potência de 0,16 a 500 cv, de 2 a 8 polos. Além da mudança técnica no produto, é importante observar os desdobramentos de datas e prazos que foram definidos nesta nova legislação.


AGORA O MOTOR IR3 É AZUL


A partir de setembro, os motores W22 IR3 Premium passam a ter a cor azul.

Os diferenciais de economia, durabilidade e, principalmente, rendimento, que fazem da WEG a melhor escolha do mercado, continuam os mesmos que conquistaram o Brasil e o mundo. É a WEG transformando, cada vez mais, a eficiência energética em um aliado para que a sua lucratividade fique como os motores IR3: no azul.


A RR Motores trabalha com toda a linha de motores elétricos Weg. Solicite um orçamento e saiba como garantir maior conforto e o melhor custo-benefício para sua casa ou empresa.

Contamos com uma estrutura de estoque excelente para atendermos às demandas de nossos clientes. Temos diversos produtos à pronta entrega.


Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Telefone: (11) 2603-9090 | (11) 2076-9292 | Celular (11) 94755-2389


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page