top of page

Conheça melhor os Sistemas de Pressurização


Sistema de pressurização


Um sistema de pressurização é concebido para aumentar a pressão baixa num sistema de água de modo a atingir caudal e pressão de água suficientes para os consumidores.


Os sistemas de pressurização da água consistem geralmente numa ou mais bombas instaladas num sistema de pressurização para aumentar a pressão num sistema até um determinado ponto, independentemente do caudal e da pressão de entrada.


Configuração do sistema


Os sistemas de pressurização estão disponíveis em várias configurações de sistema, cada uma oferecendo diferentes vantagens e características como nível de conforto, custo de investimento inicial, custos de funcionamento, flexibilidade e garantia de fornecimento.


Exemplos de configurações de pressurização:


Sistemas de pressurização direta: Um sistema em que um sistema de pressurização ligado diretamente à rede de abastecimento de água serve a todo o edifício ou apenas às partes superiores do mesmo.


Sistemas divididos por zona: Neste caso, vários sistemas de pressurização ligados à rede de água ou a um depósito de ruptura comum servem a sua própria zona de pressão.


Sistemas de depósitos no topo do telhado: Aqui, um sistema de pressurização enche um depósito no telhado, de onde a água usa a gravidade para chegar ao consumidor. Este sistema dispõe frequentemente de um sistema de pressurização separado para os pisos superiores, nos quais a pressão é demasiado baixa devido à altura geométrica insuficiente.


Sistema ligado em série com depósitos intermédios: Aqui, todos os sistemas de pressurização servem a sua própria zona de pressão num edifício, utilizando o seu próprio reservatório que se localiza num piso separado.


Sistema ligado em série sem depósito intermédio: Aqui, os sistemas de pressurização são ligados diretamente em série.


Sistemas controlados por unidade de frequência variável (VFD)


Os sistemas controlados por VFD podem fornecer a quantidade exata necessária de água, garantindo assim que é consumida apenas a energia necessária. Estes sistemas têm também a vantagem de poder alterar o valor de ajuste de acordo com o caudal, reduzindo a perda de energia devido à resistência nas tubagens. Assim, apesar de o investimento inicial num sistema deste genero ser superior ao de um sistema não VFD, o baixo custo de funcionamento, o elevado nível de conforto e a flexibilidade do sistema justificam frequentemente o investimento.


A gama Hydro MPC da Grundfos cumpre os requisitos para a pressurização da água e pode ser configurada utilizando a ferramenta de dimensionamento do Grundfos Product Center.


Fonte: https://www.grundfos.com/br


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page