top of page

Quais as vantagens do Inversor de Frequência?



O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida. Para controlar a potência consumida pela carga, o inversor de frequência transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, variando a frequência entregue pela rede.


O inversor de frequência altera a frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, logo a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.


Uma das vantagens do uso do inversor de frequencia é explorar o funcionamento do motor e condições não descritas nas suas características construtivas, também proporciona flexibilidade de velocidade com segurança e precisão.


Há também a possibilidade de usar os inversores de frequencia para controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave através de programação, frenagem direta no motor, sem necessidade de freios mecânicos, além de diversas formas de programação de velocidade de acordo com a necessidade da ocasião. Outras vantagens da utilização do inversor de frequência são:


- Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;

- Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;

- Instalação simples;

- Diminuição de choques mecânicos na partida do motor;

- Precisão e processos;

- Menos intervenção humana;


Além destas vantagens, o inversor de frequência possui ótimo custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos.


Inversor de frequência Weg


A RR Motores trabalha com toda a linha de inversores de frequência Weg, que utilizam tecnologia de ponta para variação de velocidade em motores de indução trifásicos. O inversor Weg possui design moderno e de fácil instalação, ele pode ser utilizado em diversos segmentos industriais, deixando as operações mais rápidas e contribuindo para a preservação do meio ambiente.


A Weg oferece diversos modelos de inversor de frequência:


- CFW100 e CFW300: Com tamanho compacto e grande flexibilidade essas linhas atendem às mais diversas aplicações em máquinas de pequeno porte, devido à sua excelente performance e facilidade de integração.

- CFW500 e CFW700: São ideais para aplicações que requerem alta performance, conectividade e ótimo custo-benefício.

- CFW501 e CFW701: são dedicados para aquecimento, ventilação, climatização e refrigeração, foram projetados com características e funções necessárias para sistemas HVAC-R.

- MW500: é um inversor de frequência de alta performance para controle de motores de indução trifásicos, com funções dedicadas e alto grau de proteção IP66.

- LDW900: é um conversor de frequência dedicado ao mercado de elevadores, com design estilo flat que permite a instalação no perfil da porta ou no poço do elevador sem casa de máquinas.

- ADW300 foi especialmente desenvolvido para o segmento fitness. Devido ao seu projeto otimizado, é ideal para ser utilizado em soluções onde o desempenho, o tamanho e o custo são fatores determinantes.


A Weg também conta com inversores de frequência industriais, montados em painéis, projetados e montados de acordo com padrões internacionais de qualidade. Os modelos atendem diversas potências e são a solução ideal para os mais variados locais e condições de instalação.


A RR Motores conta com uma estrutura de estoque excelente para atendermos às demandas de nossos clientes.

Temos diversos produtos à pronta entrega. Entre em contato conosco e adquira já sua solução.


Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Telefone: (11) 2603-9090 | (11) 2076-9292 | Celular (11) 94755-2389

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page