top of page

O que são as Bombas Sapo?



Veja quais são os benefícios e as vantagens em usar nos seus projetos, as bombas submersas! As bombas submersas vibratórias, também conhecidas como Bomba Sapo, são usadas para se obter um maior fluxo de água, a fim de ser direcionada até uma superfície ou preencher algum recipiente. Essa bomba é usada para movimentar a água quando a sua pressão ou gravidade não ajudam no fluxo e no transporte esperado.

Sendo assim, existem diversas categorias de bombas d’água no mercado, que variam conforme sua aplicação e o custo.

Quer saber mais sobre bombas Sapo e como elas podem ser benéficas para seus projetos? Acompanhe a leitura daqui em diante e descubra suas principais vantagens e aplicações!

O que é Bomba Sapo?

São equipamentos utilizados, geralmente, em propriedades rurais de pequeno porte e em residências.

O motor possui uma espécie de proteção para que o crivo seja submergido abaixo do seu nível dinâmico, servindo como uma selagem mecânica. Sendo assim, a proteção não deixa que o motor e o líquido tenham contato, o que poderia levar até a um curto-circuito no equipamento.

Funcionamento:

A maior parte dos modelos operam com um sistema elétrico de bombeamento submersível. Ele aumenta a força de impulsão no fundo do poço e reduz a pressão do fluxo.

Logo, esse modelo de bomba possui velocidades diferentes de vazão. É importante notar em cada modelo, quais são suas especificações para identificar se ele pode ou não, ser aplicado ao líquido que você precisa.

Benefícios e vantagens da Bomba Sapo:

Em comparação a outros equipamentos, as bombas vibratórias submersas possuem diversas vantagens. Assim, tornam-se mais acessíveis do que as centrífugas e também são de fácil instalação por serem portáteis.

Também pode ser considerada, a alta performance do equipamento. Por ser submersa, sua força de propulsão torna-se muito maior. Podendo chegar em até 70 metros de elevação, com uma profundidade de até 20 metros.

Sendo assim, dificilmente haverá problemas de entrada de ar no sistema. Por estar submersa, a própria pressão da água ajuda a injetar o líquido na bomba, reduzindo o consumo de energia do equipamento.

Confira as principais vantagens das bombas submersas vibratórias:

  • Custo benefício: mais econômicas que as bombas centrífugas, portanto, chegam a ser até 50% mais acessíveis;

  • Equipamento portátil;

  • Fácil instalação;

  • Força de propulsão muito elevada.

Dessa maneira, é importante avaliar as necessidades e as condições em que a bomba será instalada para um correto dimensionamento.

Principais recomendações de uso:

A maneira como se usa a bomba Sapo influencia diretamente em sua durabilidade. A má utilização do equipamento, sem tomar os devidos cuidados, pode causar vibrações e ruídos indesejados, bem como, acarretar em mau funcionamento. Sendo assim, acompanhe as orientações de boas práticas abaixo:

  • Não bombeie água com sólidos em suspensão;

  • Não utilize a bomba Sapo a seco. Dessa maneira, ela pode acarretar problemas no mecanismo e até mesmo na bomba por completo;

  • Não bombear fluidos com substâncias abrasivas que causam desgastes ou lixamento;

  • Verificar a tensão da rede elétrica em que o equipamento está sendo conectado para não o sobrecarregar;

  • A bomba sempre deverá estar submersa quando for dada a partida.

Observação:

O funcionamento da bomba submersa vibratória, parcialmente, ou, completamente a seco, pode causar um superaquecimento dos componentes internos. Dessa forma, isto pode comprometer todo o desempenho do equipamento. Portanto, certifique-se de que o sistema esteja funcionando inteiramente dentro d’água.

Aplicações da Bomba Sapo:

As bombas Sapo podem ser aplicadas nas mais diversas situações. Uma variável muito importante a se considerar, é o líquido que será bombeado. Assim sendo, as substâncias que possuem uma maior consistência, poderão exigir o uso de outros modelos específicos do equipamento, para evitar danos na bomba Sapo. Portanto, os lugares mais comuns de se aplicar esses equipamentos são poços a partir de 4 polegadas (simples ou semiartesiano), reservatórios, cisternas e nascentes.

Outras aplicações:

  • Transferência de líquidos.

  • Caixas de coleta;

  • Efluentes químicos;

  • Sistemas de recirculação de fluidos;




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page