LINHA SAFETY WEG

Comando Bimanual CBM

comando-bimanual-cbm-2.jpg

Visão Geral

O Comando Bimanual CBM é um equipamento que oferece mais segurança para o operador no acionamento de máquinas operatrizes que poderiam trazer riscos durante o processo produtivo, ou seja, ao utilizar o CBM, é possível diminuir o risco de acidentes.

Essa solução atende à NR12 do Ministério do Trabalho, é ergonômica, possui grau de proteção IP20 e pode ser utilizada em conjunto com os demais produtos da Linha Safety.

 

Descrição de funcionamento


O CBM acionará seus relés de segurança quando os dois botões forem acionados com simultaneidade (diferença máxima de 0,3s entre botões). Se um dos botões ou ambos forem desatuados os relés de segurança do CBM desligarão imediatamente.


Para um novo acionamento (novo ciclo), os dois botões devem ser desatuados e atuados novamente, com simultaneidade.
O CBM pode ser configurado com os botões Soft Switch, Soft Touch e Palm Switch.


Os relés de segurança não acionarão se:
JJ Somente um dos botões for atuado;
JJ A simultaneidade não for atingida;
JJ O circuito do feedback estiver aberto.


Com o CBM alimentado com tensão nominal e nenhum botão ou pedal acionado, as saídas de segurança permanecerão em repouso até que ocorra um acionamento com simultaneidade. Considerando que as saídas estão acionadas (após acionamento com simultaneidade), se um dos botões for desacionado, as saídas de segurança serão desacionadas
imediatamente. Quando os dois botões forem desacionados o CBM voltará a condição de repouso e estará pronto para um novo acionamento.

Segurança


O circuito foi projetado de tal forma que qualquer falha não resulte em uma condição de risco, sempre garantindo o desligamento dos relés, através de intertravamentos e autocheck interno. Para obter máxima segurança em um processo deve se levar em consideração que os dispositivos de segurança instalados e o comando da máquina devem possuir a
mesma classe de segurança, ou seja, seu comando elétrico também deve prever entradas em duplo canal
para seu acionamento. A garantia do produto estará automaticamente cancelada se o mesmo for aberto e manuseado por pessoa não qualificada e sem autorização por escrito da WEG.

Principais características

Alimentação

O console bimanual CBM possui uma fonte chaveada com entrada 24 V CC.


Acionamento por botões ou pedal
O CBM pode ser acionado através de botões ou pedal, selecionáveis através da chave de comutação vale em seu frontal.


Modo pulsado e contínuo
O CBM pode trabalhar em modo pulsado ou contínuo. No modo pulsado os relés de segurança são desligados automaticamente após o tempo programado ou se um dos botões for desacionado. No modo contínuo os relés de segurança são desligados se um dos botões ou ambos forem desacionados.