top of page

Eficiência energética: como diminuir o desperdício de energia elétrica

Atualizado: 19 de ago. de 2021



Os preços da energia elétrica aumentaram a um ritmo alarmante nos últimos anos e em paralelo a isso, o interesse em aumentar a eficiência energética sem deixar de cumprir as responsabilidades ambientais nunca esteve tão em alta.


Sendo assim, muitas organizações estão procurando maneiras de economizar energia, reduzir as emissões de CO2 e economizar custos.


E existem algumas estratégias relativamente simples que podem reduzir o consumo de energia seja na sua casa, escritório, comércio ou indústria. Veja abaixo 3 soluções que farão com que você reduza custos e atinja resultados satisfatórios de eficiência energética.



Solução 1: Energia solar


A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) destaca a importância da geração de energia solar para combater o desperdício de energia nas indústrias no Brasil.


Dados da Associação mostram que 10% de toda energia gerada no país durante um ano é desperdiçada e poderia abastecer o estado do Rio de Janeiro e Ceará durante um ano.


Além da indústria, qualquer estabelecimento ou residência pode se beneficiar das vantagens que a energia solar traz para o bolso, já que gera muita economia, e também para o planeta, diminuindo o uso de recursos naturais escassos.



Solução 2: Motores Elétricos


Você já deu uma olhada nos motores elétricos da sua empresa ou residência?


Motores antigos (classe standard) possuem rendimento inferior aos motores elétricos de alto rendimento, ou seja, gastam mais energia que um motor novo produzindo a mesma quantidade.


As substituições nestes casos representam uma das ações em Eficiência Energética mais representativas na indústria. Outros fatores importantes são: saber se o motor está dimensionado de forma correta, para evitar o desperdício de energia elétrica e utilizar inversores de frequência com os motores elétricos para alcançar maior taxa de economia de energia.



Solução 3: Iluminação


Lâmpadas de LED, sensores de presença, light tube e dimerização fotossensível são apenas algumas das soluções em iluminação que ajudam e muito na eficiência energética de um espaço.


Muitas tecnologias podem diminuir o consumo de energia, sem falar da iluminação natural, que além de econômica, aumenta a sensação de bem-estar.


Ou seja, possibilidades não faltam para aumentar sua eficiência energética e diminuir o seu impacto ambiental. Basta analisar e planejar ações a curto, médio e longo prazo para aplicar na sua casa ou empresa.


Fonte: weg.net








Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page